Brinquedoteca Multigeracional
Fazem parte desde projeto as Brinquedistas: Ana Paula de Souza Alves, Clara Hisae Tamaki Keusseyan, Debora Cristina Viera e Maria Lucia Alves da Silva.
O Núcleo ABBri do Brincar de Poços de Caldas, junto com o Instituto Dr. Márcio Ribeiro do Valle apresenta o Projeto da Brinquedoteca Girassol.
Uma Brinquedoteca multigeracional que tem o intuito de transformar a cultura do brincar em algo natural na vida das pessoas, independentemente da idade. Sempre visando a responsabilidade sociocultural, valorizando a pessoa humana e sobretudo, respeitando suas diferenças e necessidades, aberto à questão sociais e culturais procurando trazer à brinquedoteca um novo conceito no brincar criativo, receptivo, cooperativo e múltiplo, fazendo com que o momento do brincar seja um momento único de diversão e encantamento.
O nome foi escolhido por sua simbologia: do nome científico (Helianthus annus) significa “flor do sol”, que tem como significado a “felicidade” e, por conta de sua cor vibrante, simboliza calor, vitalidade e energia positiva. Esse projeto foi criado para a apresentação final do Curso online de Formação de Brinquedista e Organização de Brinquedotecas (12/08 até 30/09 /2023) da ABBri (Associação Brasileira de brinquedotecas).
A Brinquedoteca faz parte do Núcleo do Brincar da ABBri de Poços de Caldas – MG, coordenada pela Profa. Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, que concluiu: - “A nossa Brinquedoteca é um Girassol se abrindo ao sol para acolher, trazer beleza e alegria ao viver em todas as idades”.
Brinquedoteca empresarial
Participantes: Gabriele Bernal Maidana; Natália Bastos R Rezende; Maria Alves; Eliflan Gomes.
A Brinquedoteca Catavento - Espaço para Brincar é um espaço amplo e cheio de novidades, onde as mães permitem que suas crianças tenham uma experiência positiva através do brincar, estimulando assim a capacidade física, mental, emocional da criança. Empreender no brincar é um desafio grande, mas com esse trabalho podemos mostrar que é possível.
Brinquedoteca Itinerante Social
Participantes: Felipe Erguelles, Geovana Duarte e Karina Oliveira
A ideia da levar uma Brinquedoteca Itinerante Social para os bairros periféricos e vulneráveis da grande SP se formou através de um pensamento que visa carregar alegria, cultura, interação, além de proporcionar à população, de maneira acessível, métodos educativos e lúdicos de qualidade. Também estimulando criatividade, cooperação e habilidades socioemocionais.
O projeto utiliza recursos naturais e faz uso consciente das materiais. Sendo um dos seus pilares, a forma inovadora de fortalecimento dos vínculos sociais, entre as famílias e a comunidade, trazendo um impacto positivo na vida das crianças e assim gerando uma melhor qualidade de vida.
PROJETO RUA BRINCANTE
•Objetivo Geral: Promover o brincar em áreas socialmente vulneráveis na capital de SP.
•Objetivo Específico 1: Possibilitar um desenvolvimento físico, social e emocional saudável através das ferramentas do brincar: jogos e brinquedos.
•Objetivo Específico 2: Garantir um brincar seguro em áreas socialmente vulneráveis de SP.
•Público Alvo: Livre para todos os públicos.
•Quando: Aos finais de semana.
•Onde: Praças, Ruas de lazer, Espaços Comunitários, Eventos Sociais e etc, localizados em áreas vulneráveis de Sp.
Missão:
Garantir um brincar livre e seguro em comunidades vulneráveis socioeconomicamente, além de promover convivência social e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de jogos e brincadeiras.
Visão:
Tornar-se referência na promoção itinerante do brincar em áreas vulneráveis socialmente.
Funcionamento:
A “estrutura” contará com uma tenda grande que abrigará quatro espaços lúdicos delimitados pela mobília, tapetes no chão e puffs:
Espaço 1 - Leitura e Contação de história: •Livros em mobília de tamanho acessível. •Arara de fantasia. •Fantoches. •Acessórios e instrumentos musicais.
Espaço 2 - Brincar Criando. Espaço destinado a arte livre e guiada. •Materiais recicláveis. •Lápis, giz de cera e tinta. •Cola. •Materiais naturais (gravetos, pedras, terra, folhas e flores secas...)
Espaço 3 - Jogos. •Jogos de Tabuleiro •Jogos de Cartas •Jogos Cooperativos •Jogos do Mundo.
Espaço brincante.
•Bonecas e Bonecos •Transportes •Brinquedos de Cozinha •Kit médico •Personagens •Animais de estimação.
E ainda tem mais...
A ideia é explorar todos os espaços da área onde a “intervenção” será realizada. Caixas com materiais esportivos e alguns outros brinquedos serão disponibilizados para uso.
A brinquedoteca universitária
Participantes: Rosália Cordeiro; Rosemary Leonovos Verrone; Shirley Pires da Cruz
Como espaço voltado para atividades de ensino, pesquisa e extensão, este serviço tem como foco a formação do educador lúdico e o brincar como eixo do desenvolvimento humano, em especial da criança e assim sendo, desempenha um papel fundamental no contexto acadêmico, pois é um espaço projetado para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças e, ao mesmo tempo, servir como um laboratório prático para os estudantes universitários que estão se preparando para carreiras na área da educação, psicologia e campos afins.
Participar do curso de Formação de Brinquedistas da ABBri foi um marco significativo que expandiu nossos horizontes de conhecimento e abriu novas portas de possibilidades. Agora, estamos mais confiantes e inspiradas para avançar neste projeto tão essencial, que é promover e proteger o direito das crianças de brincar.
Partiremos da premissa que a formação do educador deve envolver o tripé formativo - formação teórica, formação pedagógica e formação lúdica. Deste modo, a brinquedoteca universitária é concebida como parte integrante de todo processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciaturas.
Na condição de protagonistas de sua formação, tais estudantes deverão participar ativamente do planejamento, replanejamento e realização deste projeto, de modo a incorporar a brinquedoteca como ferramenta de ação pedagógica e de formação humana. Trata-se de compreender e realizar o processo do brincar para aprender como eixo norteador da formação do educador, possibilitando, assim, a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, no trabalho pedagógico desenvolvido pela universidade.
Missão
● Incorporar a cultura lúdica e fomentar as manifestações da ludicidade no ambiente universitário;
● Garantir o direito do brincar livre em qualquer idade;
● Garantir que a brinquedoteca seja um espaço de aprendizagem, de diversão, de produção e difusão de conhecimentos e de ensino.
Visão
Ser um laboratório de pesquisa e inovação sobre o brincar livre como direito e ação fundamental para o desenvolvimento humano e de valorização de toda e qualquer manifestação lúdica. Promover entre ensino, pesquisa e extensão, articulando a educação básica e o ensino superior.
Valores
Segurança, Respeito, Sustentabilidade, Liberdade, Autonomia, Direito de brincar. Diversidade.
Objetivos
● Proporcionar um ambiente de aprendizado prático para estudantes de licenciaturas, onde eles possam aplicar conceitos teóricos relacionados ao brincar e ao desenvolvimento infantil e demais etapas da vida;
● Estimular a pesquisa científica sobre o brincar e as diferentes etapas e modalidades de ensino, contribuindo para a produção de conhecimento na área;
● Oferecer atividades educacionais e lúdicas para crianças das escolas parceiras e comunidade local, promovendo o brincar livre num espaço preparado para tal atividade;
● Disponibilizar o espaço da Brinquedoteca para o desenvolvimento de atividades extensionais da universidade; Atividades a serem desenvolvidas
● Oficinas de Formação: Realizar oficinas e cursos para alunos de licenciatura, professores da rede pública, abordando temas como psicologia do desenvolvimento infantil, a importância do brincar, e práticas educacionais inovadoras;
● Pesquisa e Desenvolvimento: Incentivar a pesquisa acadêmica relacionada ao brincar, desenvolvimento infantil, formação docente etc.;
● Atendimento à Comunidade: Abrir a brinquedoteca para crianças da comunidade local, oferecendo atividades como contação de histórias, jogos educativos, oficinas de arte, entre outras.
● Eventos e Palestras: Organizar eventos universitários, comunitários e palestras com especialistas na área de educação infantil, promovendo a troca de conhecimento e experiências.
● Aquisição de Recursos: Produzir e garantir um acervo de brinquedos, livros, jogos e materiais pedagógicos adequados para promover o brincar e o aprendizado.
Público-Alvo
● Alunos de Licenciaturas: Estudantes de cursos de licenciatura em Pedagogia, Psicologia e outras, que desejam pesquisar e aprimorar seus conhecimentos práticos relacionados ao brincar, ao brinquedo, aos jogos e a materiais não estruturados e as possibilidades de brincar;
● Professores e Pesquisadores: Professores universitários e pesquisadores interessados em desenvolver estudos e projetos relacionados ao brincar, ao brinquedo, aos jogos e a outros recursos lúdicos;
● Crianças e Professores: Crianças de 3 a 10 anos das escolas da região comunidade local, bem como suas famílias, que buscam um espaço lúdico e educativo para suas crianças.
● Crianças e Famílias: Crianças de 3 a 10 anos da comunidade local, bem como suas famílias, que buscam um espaço lúdico e educativo para suas crianças.
Parabéns aos concluintes da formação. Projetos sensacionais e que, cerrtamente, enriquecerão o cenário dos incentivos de valaorizar o brincar em nosso país.